Sunday, 29 November 2020

Chuchu [Sechium edule]

Chuchu [Sechium edule] é uma planta da família Curcubitaceae cujo fruto é uma hortaliça conhecida pelos nomes comuns de chuchu, machucho, caiota (Açores), pimpinela (ilha da Madeira), chayote ou mirliton (Inglês). Existe em abundância na ilha da Madeira, principalmente junto aos cursos de água (ribeiras e nascentes).

O Chuchu é um fruto originário da América Central. Era bastante apreciado pelos Aztecas devido ao seu sabor característico e suave, que permitia ser consumido ao longo de todo o ano.


Descrição

Possui uma grande gama de frutos quanto à forma, tamanho e cor. A casca pode ser lisa ou com espinhos, e conforme a espécie, a cor varia do branco ao verde bem escuro. Podem ser arredondados mas as cultivares mais comuns têm a forma de uma pêra, com 10 a 20 cm de comprimento e cor verde clara.

O chuchuzeiro é uma planta trepadeira cujas ramas podem chegar a atingir 15 m de comprimento






Cultivo

O chuchu cresce melhor em clima quente e úmido, sendo que a temperatura ideal para o cultivo é de 18°C a 27°C. A temperatura mínima para o plantio deve ser de 13°C, pois o chuchuzeiro não suporta baixas temperaturas. O chuchu pode ser cultivado em locais ensolarados, ou em sombra parcial quando jovem, desde que haja uma boa luminosidade. Cultive em solo bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 5,5 e 6,8. Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, sem que fique encharcado. O chuchuzeiro é muito sensível tanto ao excesso quanto a falta de água.


O plantio é feito utilizando-se o fruto inteiro, que brota com facilidade se deixado por duas semanas em local escuro. O plantio é feito quando o broto atingir 10 a 15 cm de altura. Basta deixar o broto sobre a terra ou enterrá-lo parcialmente (enterrar totalmente o fruto aumenta a probabilidade do broto apodrecer). O espaçamento recomendado entre as plantas é de 5 m a 7 m, mas há horticultores que utilizam um espaçamento de apenas 3m ou 4m.


O chuchuzeiro é uma trepadeira herbácea que pode cobrir árvores e grandes muros, com ramas que podem chegar a 15 m de comprimento. Assim é necessário que existam suportes para a planta. Normalmente são utilizados caramanchões ou cercas, mas o chuchuzeiro também pode crescer em muros e paredes em hortas domésticas, desde que estes tenham algo onde as gavinhas do chuchuzeiro possam se prender.


O chuchuzeiro é uma planta perene e pode produzir por sete a dez anos, embora geralmente seja cultivado anualmente ou por 2 ou 3 anos, para manter uma alta produção. Em regiões onde não há inverno frio e não falta água para a planta, o chuchuzeiro pode produzir frutos durante todo o ano.


A presença de insetos polinizadores, principalmente abelhas, é necessária para a polinização das flores e a formação dos frutos.



Nutrição

O chuchu é um fruto de fácil digestão, rico em fibras, pobre em calorias e constitui um óptima fonte de vitaminas como as vitaminas A, C e do complexo B (folato, tiamina, riboflavina e piridoxina), antioxidantes e minerais (potássio, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, zinco entre outros).


Utilização

Do chuchu nada é desperdiçado, pode-se consumir as folhas, frutos, sementes, folhas, e raízes da planta, depois de devidamente lavados. 


O chuchu contém bastante água e é considerado diurético. Previne doenças e problemas renais. Por ser rico em minerais como cálcio, magnésio e fósforo, o chuchu ajuda a manter dentes e ossos fortes e saudáveis, prevenindo diversas doenças. As vitaminas do complexo B são estimulantes do metabolismo, ajudam a combater a fadiga e a depressão. Para além disso, contém manganês que converte gorduras e proteínas em energia, sendo um verdadeiro estimulante contra a fadiga. 

Tem boas quantidades de ferro e vitamina B2, cujas deficiências no corpo estão associadas a casos de anemia. Esses nutrientes estimulam a produção de células vermelhas do sangue, aumentando os níveis de hemoglobina. Já a vitamina C, o zinco e o cobre ajudam na absorção de ferro pelo organismo. Contém também zinco e Vitamina C que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e a evitar doenças.


Devido a sua quantidade de antioxidantes (flavonóides, polifenólicos, luteolina e apigenina) o chuchu ajuda a combater os radicais livres que causam o envelhecimento precoce das células. Contém folato fólico, vitaminas C, E e zinco, que contribuem para pele e cabelos bonitos e saudáveis. A vitamina C, por exemplo, combate os radicais livres e retarda o processo de envelhecimento da pele e cabelos, o zinco é eficaz no controle da produção da oleosidade da pele, protegendo-a contra a acne, a vitamina E nutre os cabelos e dá firmeza e elasticidade à pele.


Os altos níveis de potássio do chuchu ajudam a equilibrar os efeitos do sódio no organismo, evitando a hipertensão. Tem ainda pouquíssimas calorias e não tem colesterol nem gorduras saturadas. É também fonte de fibras dietéticas que dão a sensação de saciedade. O chuchu é um alimento de baixo índice glicêmico e rico em fibras alimentares, sendo ideal para quem sofre de diabetes. Além disso, as suas fibras retardam o processo de digestão e inibem a absorção de açúcares. Das fibras que controlam o açúcar e o colesterol no sangue, ao potássio que reduz a pressão arterial, o chuchu pode ser considerado um alimento aliado à saúde do coração.


Chuchu contém ácido fólico, uma vitamina importantíssima para o bom desenvolvimento fetal muitas vezes recomendado como suplemento para mulheres gestantes. Portanto, chuchu para as grávidas!


O único efeito colateral ocorre durante o processo de descascamento, quando o chuchu exala um líquido semelhante ao látex que pode causar formigamento em caso de contato com a pele. No entanto, para isso a quantidade precisa ser grande e o efeito é rápido. Deve por isso descascar-se debaixo de água corrente.



Uso Culinário

Os chuchus podem ser usados da mesma forma que uma abóbora pequena. Podem ser cozidos e refogados, transformados em cremes, sopas, soufflés, bolos ou usados em saladas frias.


Podem ser consumidos crús ralados em saladas ou sumos. Podem ainda ser laminados e conservados em pickles ou congelados aos cubos.


Quando os frutos estão maduros, com a parte de baixo se abrindo, são excelentes para a elaboração de suflês, pois são mais consistentes e têm mais fibra. A casca pode ser removida antes ou após o cozimento. Quando os frutos estão bem novos podem ser consumidos com casca e miolo.



Receitas

Conserva de chuchu

Ingredientes:

  • Chuchu

  • Ervas aromáticas a gosto (pimenta-rosa, alho picado finamente, orégano, folhas de hortelã e de louro)

  • Óleo vegetal (de milho ou de semente de girassol)

  • Vinagre e sal


Modo de preparo:

Use um chuchu por pessoa. Descasque-os e corte-os em tiras médias. Coloque-os em uma tijela por duas horas com sal grosso por cima (isso ajuda a retirar o excesso de água do chuchu). Leve-os para ferver em água com um pouquinho de vinagre para que fiquem cozidos AL DENTE (não os deixe moles, controle o ponto de cozimento). Em um vidro esterilizado (fervido em água por alguns minutos) coloque as tiras de chuchu e encha o vidro com óleo, acrescente as ervas de sua preferência e use a conserva como quiser, em brusquetas ou como petisco.


Suflê de chuchu

Ingredientes:

  • 4 chuchus grandes

  • 1 pitada de sal grosso, outra de sal fino e de pimenta-do-reino (opcional)

  • 1 xícara (chá) de leite

  • 2 ovos (gemas e claras separadas)

  • 3 colheres (sopa cheia) de queijo parmesão ralado

  • 1 colher (sopa) de manteiga

  • 1 colher (sopa cheia) de amido de milho


Modo de preparo:

Descasque os chuchus, retire seus miolos e cozinhe-os em água com uma pitada de sal grosso. Retire-os da água e amasse-os bem usando um garfo. Experimente o chuchu e coloque uma pitadinha a mais de sal na massa se achar que o chuchu ficou sem sal mas lembre-se que o queijo também contém sal. A este ponto, se gostar, coloque uma pitada de pimenta-do-reino a gosto. Coloque os outros ingredientes e misture tudo muito bem ao chuchu (pode usar o liquidificador se preferir). Acrescente delicadamente as claras batidas em neve. Coloque a massa em uma forma untada e leve-a ao forno pré-aquecido médio (180°) até gratinar (dourar).


Bife de chuchu à milanesa

Ingredientes

  • 1 chuchu

  • 2 ovos batidos

  • Farinha de trigo a gosto

  • Sal e curry a gosto


Modo de preparo:

Corte o chuchu na vertical em lâminas, como se fossem pedaços de carne. Embrulhe os filetes em papel toalha e deixe descansar por 10 minutos. Em uma tigela, misture a farinha com sal e curry a gosto. Molhe as lâminas de chuchu na mistura, depois no ovo batido e, por fim, novamente na farinha. Frite em óleo quente e sirva.


Caldo verde de chuchu

Ingredientes

  • 1 chuchu descascado e picado

  • 2 folhas de couve fatiadas bem fininhas

  • ½ linguiça calabresa cortada em cubinhos

  • 1 dente de alho picado

  • Sal e pimenta-do-reino a gosto


Modo de preparo:

Aqueça uma panela e doure a linguiça na própria gordura. Acrescente o alho picado e espere dourar. Retire a mistura da panela e reserve. Noutra panela, despeje o chuchu, cubra com água e coloque no fogo. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar até que a consistência esteja macia. Depois, bata o chuchu com a água no liquidificador, volte para a panela com a linguiça e a couve e deixe ferver por mais 5 minutos. Por fim, é só aproveitar.


Bolo doce de chuchu

Ingredientes

  • 300 g de farinha de trigo

  • 1 colher de chá de fermento em pó

  • 235 g de açúcar

  • 2 ovos

  • Manteiga sem sal

  • 150 g de chuchu cozido

  • Canela, açúcar, sal, noz moscada e cravo em pó a gosto

  • Raspas de 1 laranja

  • Raspas de 1 limão

  • 90g de nozes picadas


Modo de preparo:

Bata a manteiga com o açúcar, adicione os ovos e bata mais cada vez que colocar um deles. Triture o chuchu até obter um purê. Acrescente sal, as especiarias e as raspas das frutas e mexa. Junte o fermento e mexa delicadamente. Despeje 60g das nozes, levemente untadas com um pouco de farinha, e misture. Numa forma de buraco untada com manteiga e farinha, despeje a massa e decore com o resto das nozes picadas. Leve ao forno preaquecido a 180º por 40 minutos.



Fontes:

https://hortas.info/como-plantar-chuchu

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sechium_edule

https://www.vaqueiro.pt/ingredientes/chuchu

https://www.ativosaude.com/alimentacao-saudavel/chuchu-propriedades/

https://www.greenme.com.br/alimentarse/alimentacao/4738-chuchu-beneficios-receitas/





No comments:

Post a Comment