Friday, 27 November 2020

Borragem [Borago officinalis L.]

Borragem (Borago officinalis L.), também conhecida por borrage, borraxa, borracha, borracha-chimarrona ou foligem, é uma planta herbácea anual medicinal, nativa do Norte da África e distribuída pela Europa mediterrânea, central e Sul do Oriente. Fora de algumas zonas da Alemanha ou do norte da Espanha, onde é utilizada como legume, o seu cultivo é feito principalmente para a produção de sementes.

Descrição

As folhas da borragem são de cor verde escuro, enquanto os talos são mais claros. A planta apresenta-se simples ou ramificada, com caule cilíndrico e grandes folhas enrugadas de forma elíptica e pecíolo curto. Tanto o caule como as folhas estão cobertos de pêlos que se transformam em finos espinhos à medida que a planta atinge maturidade. As flores, possuindo longos pecíolos, são de um azul muito vivo e abrem em estrela, tendo cinco pétalas ligadas entre si com anteras pontiagudas de cor escura. A planta tem um tamanho variável, de 30 a 130 cm, enquanto as folhas podem medir de 10 a 12 cm.


Cultivo

A borragem é uma planta indispensável para ter uma horta equilibrada. De cultivo fácil, robusta e resistente a condições climáticas adversas. Suporta altitudes até 1800 metros. A sementeira deve ser feita em local definitivo na primavera e no verão. Devem ser semeadas a uma profundidade de 1 cm e cobertas com terra pois precisam de escuridão para a germinação. Germinam rapidamente num período de 7 a 10 dias.

Deixe uma distancia de 20 a 30 cm entra as plantas. Depois da sementeira, procure manter a terra húmida. É tolerante a todos os tipos de solo. Contudo, prefere solos macios, bem drenados e ricos em matéria orgânica.Também gosta de boa exposição solar.




A floração tem um período relativamente longo que pode ir de junho a setembro, no entanto, em zonas onde o clima é mais ameno, ela pode florescer continuamente durante a maior parte do ano.

As suas flores atingem um azul exuberante que não deixa ninguém indiferente. A tonalidade pode variar consoante a qualidade do solo. Se desejar incentivar a ramificação e controlar o crescimento, pode podar ou guiar como quiser. A borragem, geralmente não é afetada por pragas ou doenças. Contudo, pode ocasionalmente pode ser afetada pelos pulgões.


Ao manusear esta planta é aconselhável usar luvas. Em especial se tiver pele sensível. Os pelos dos caules mais rijos podem picar as mãos. Em alguns casos, pode causar uma leve irritação da pele.


É há muito tempo considerada uma boa companheira dos canteiros de morangueiros, dos pepinos, aboboras e também dos tomateiros. A proximidade com estas culturas cria um estimulo mútuo e potencia o crescimento. No caso do tomate, também melhora o seu sabor e ajuda impedir ataques de lagartas. São igualmente excelentes para atrair polinizadores para a horta uma vez que as suas flores são muito apreciadas pelas abelhas que vão ajudar na polinização das culturas da horta.


Nutrição

A borragem é uma hortaliça com valor energético muito baixo [aproximadamente 21 kcal/100g]. 

O seu teor de água é de 91% do peso total, gordura 0,7% e hidratos de carbono somente 2%.


Rica em minerais como: ferro,  magnésio, cálcio, fósforo, sódio, zinco, mucilagem e nitrato de potássio. E em Vitamina C, A, B1, B2, niacina, B6 e folato.

Tem como propriedades ser: emoliente, sudorífera, diurética, antirreumática, antitérmica, antidiarreica, regeneradora, hidratante, adstringente, depurativa, desintoxicante, entre outras.


Utilização

Devido às suas propriedades, a borragem é utilizada como tratamento para os seguintes problemas de saúde: gripe, bronquite, problemas urinários e cardíacos, herpes, sarampo, rubéola, inflamações, tumores, distúrbios pré-menstruais [regula a produção de estrógenos], hipertensão [produz a dilatação das artérias facilitando o passo da corrente sanguínea], hipercolesterolemia [regula a produção de colesterol] entre outros.


Uma das qualidades mais destacadas, é a sua capacidade de aumentar a produção de suor, diurese e depuração, facilitando a remoção de toxinas do sangue através da urina e o suor. Hidrata, fornece quantidades importantes de sais minerais e ajuda a baixar a febre. No geral, toda a planta apresenta esta acção, mas é mais intensa nas flores (que se utilizam em chás).


A  sua acção diurética e depurativa, ajuda em casos de patologias renais, gota, artrite e obesidade.


É recomendada para problemas do aparelho respiratório, especialmente nas infecções respiratórias das vias altas (garganta) como os resfriados, faringite, etc. Melhora o estado das mucosas e facilita a expectoração.


Podem fazer-se cataplasmas das folhas finamente migadas que atuam como calmante e descongestionante para queimaduras, abcessos, gota e reumatismo. O seu suco abundante desimpede os poros da epiderme, dilatando-os e oleando-os, sendo por isso ideal para tratamentos da pele, faciais, cosméticos...


As flores e as folhas contêm alcalóides pirrolizidínicos, pelo que o seu uso é geralmente desaconselhado durante a gravidez; tais compostos estão também envolvidos em hepatotoxicidade e actividade carcinogênica, desaconselhando-se o seu uso prolongado podendo no entanto fazer parte de uma dieta equilibrada.



Uso culinário

A borragem é uma hortaliça de excelentes qualidades, mas muito pouco conhecida e utilizada, entre outras coisas, por que é preciso retirar os pelinhos que cobrem as suas folhas e talos antes de serem consumidas.


Folhas e flores são utilizadas. Os caules são evitados por serem ásperos. A folha fresca é usada em saladas, cortada em tiras finas. As folhas mais velhas e rijas são usadas e tratadas como o espinafre: cozidas e refogadas. As flores têm um sabor delicado e podem ser adicionadas a saladas, sopas e cocktails.


As flores de borragem usam-se muito em confeitaria, conservadas alternando camadas de flores e de açúcar, uma quantidade um pouco menor de flores que de açúcar, num recipiente até que se forme caramelo. São utilizadas assim mesmo como saborizantes, principalmente de bebidas.


O seu uso é mais conhecido através do óleo de borragem. Este óleo é extraído da semente da planta e é usado em problemas cutâneos, tanto por aplicação tópica como por ingestão. 


É também indicado o uso de chás, mas por as folhas da borragem possuírem pêlo, é necessário passar o chá por um processo de filtragem. As suas flores são também utilizadas.


Nas saladas e sumos podem incluir-se as flores e somente os brotos e folhas tenras colhidas inclusive antes da planta florescer..

Não é conveniente que a borragem seja cozida pois perde muitas substâncias nutritivas. De qualquer forma, é recomendável ingerir o caldo onde foi cozida..


Os caules da borragem podem ser combinadas com ovos mexidos, camarões ou cogumelos; com batatas temperadas em azeite ou com acelga, alho e ovo. Podemos consumir suas folhas panadas, fritas ou como base de um caldo de legumes. 



Além disso, eles também podem ser usados na preparação de sobremesas, como crespillos. Para a preparação dos crespillos a folha de borragem é panada em farinha, ovo e anis e depois frita numa panela. Finalmente, polvilhe açúcar ou cacau e adicione um pouco de mel. Ver receita aqui.


Conservação

É uma hortaliça muito perecedeira, sendo conveniente guardá-la rapidamente no frigorífico sempre dentro de uma embalagem de plástico perfurado. É recomendável não lavá-la até que seja consumida.


Receitas


Chá de Borragem

30gr de flores ou 50 gr de folhas e caules para 1 litro de água a ferver. Neste último caso, filtrar o chá antes de o consumir.


Hamburguer de Borragem

Ingredientes:

150 g de Folhas de borragem 

150 g de batata 

20 gr de queijo ralado

10 g Pão ralado(farinha de rosca

sal, pimenta a gosto

1 ovo


Use folhas e caules mais macios da borragem, lave bem e cozinhe em água fervente por cinco minutos. Escorra e corte picando com uma faca e reserve. Enquanto isso, lave as batatas, descasque e cozinhe. Depois de cozido, transfira para uma tigela grande e amasse com um garfo. Numa tigela, parta o ovo e misture a batata e a borragem. Adicione o queijo ralado, a pimenta, o sal, o ovo e misture tudo, junte a farinha de rosca para obter uma consistência ideal para obter algumas almôndegas. com a mão oleada, faça almondegas e em seguida, amasse com a mão para fazer os hamburguers e cozinhe em frigideira antiaderente. 



Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Borragem

https://portugal.gastronomia.com/noticia/8574/a-borragem

https://m.facebook.com/pancmania/posts/2116262768622986

https://www.hortasbiologicas.pt/flores-na-horta-borragem.html

https://www.bonduelle.pt/sobre-nos/do-campo-a-mesa/borragem/1407/1407

https://blog.giallozafferano.it/lacucinadirosalba/burger-di-borragine-in-padella/

https://www.greenmebrasil.com/usos-beneficios/6327-borragem-usos-e-beneficios/

https://cozinhacomrosto.pt/plantas-para-colher-e-degustar-texto-11-borragem-by-miguel-boieiro/








No comments:

Post a Comment