Sunday, 7 February 2021

Segurelha (Satureja Montana)


A segurelha-das-montanhas, segurelha-de-inverno ou satureja-das-Montanhas (Satureja montana) Winter Savory em Inglês, é uma planta aromática semipersistente da família Lamiaceae, nativa da Europa Meridional, do Mar Negro e do Mar Mediterrâneo. Os Romanos acreditavam que a segurelha lhes dava força e pensa-se que o nome Satureja se deva a Plínio e terá origem em Satiro, que na mitologia grega era um animal metade homem, metade bode, que pastaria em campos ricos em segurelha, sendo invadido com um abundante apetite sexual, tendo por isso fama de ser afrodisíaca. Conta-se que na idade média as instituições religiosas não cultivavam segurelha para que os irmãos (e irmãs) não manifestassem pensamentos e atitudes impuras!


Não se deve confundir com outras espécies, como a segurelha-da-horta ou segurelha-de-Verão (Satureja hortensis), que é uma planta anual, silvestre em Portugal e a Satureja spicigera, de porte rasteiro e consistência mais herbácea, ambas com interesse culinário, mas com características distintas.

Descrição

É um arbusto perene que pode chegar aos 70 cm de altura, com folhas lanceoladas e floração de julho a outubro. Suas flores são hermafroditas, tubulares, brancas rosadas formando cachos.


Cultivo

Prefere solos arenosos ou argilosos bem drenados e adapta-se a solos pobres em nutrientes. Tolera o pH ácido, neutro e alcalino e pode crescer em solos muito alcalinos, embora cresçam melhor com um pH do solo na faixa de 6,7 a 7,3. Prefere ambientes húmidos ou secos, com uma boa exposição solar. Estas plantas necessitam de alta luminosidade e devem receber luz solar direta ao menos por 5 horas diariamente. A segurelha cresce melhor com temperaturas na faixa de 7°C a 26°C. O espaçamento entre as plantas pode ser de 45 cm.


Irrigue com frequência para que o solo seja mantido levemente úmido quando as plantas são jovens. Quando estão bem desenvolvidas, pode-se deixar o solo secar superficialmente entre uma rega e outra, desde que a temperatura não esteja muito alta.


Esta planta atrai insetos úteis para o equilíbrio do ecossistema. Suas flores atraem abelhas e são uma boa fonte de alimento para elas. 



Pode ser propagada por sementes, por divisão de plantas ou por estaquia. As sementes podem ser semeadas diretamente no local definitivo da horta de Março a Abril, ou em sementeiras, pequenos vasos ou copinhos feitos de papel jornal, fazendo o transplante das mudas em 4 a 7 semanas após a germinação. As sementes são pequenas e devem ser semeadas na superfície do solo, podendo ser cobertas com uma leve camada de terra peneirada ou de serragem fina. A germinação das sementes geralmente leva de uma a três semanas, mas pode ser demorada e levar mais tempo. Para propagar a segurelha-da-montanha por estaquia, corte ramos e remova as folhas deixando apenas as mais próximas da extremidade do ramo. Plante em vasos com terra mantida húmida até o enraizamento. 


A colheita das folhas pode começar quando a planta estiver bem desenvolvida (com aproximadamente dois meses). A segurelha pode ser utilizada fresca ou seca. Colha folhas ou ramos frescos quando necessário. Colha os ramos para secagem quando a planta estiver começando a florescer, pois é neste momento que suas folhas apresentam o maior teor de óleos essenciais.


A segurelha-da-montanha é uma planta perene, porém deve ser dividida e replantada a cada 3 ou 4 anos.



Nutrição

A Segurelha é rica em vitamina A, cálcio, potássio, ferro, zinco, cobre e selênio e tem nos seus constituintes Óleo volátil (essencial) - carvacrol, cineol, cimeno, terpenos, timol, nitrofenol; taninos 4 a 8,5 %. De ação anti-viral, bem como anti-fúngica e anti-inflamatória, é possível dizer que essa é uma planta ideal para fortalecer a imunidade, afinal, ajuda a prevenir que diversas doenças prejudiquem o organismo. Tem ainda propriedades antisépticas, anti-diarreicas, adstringentes, afrodisíacas, analgésicas, aromáticas, digestivas, estimulantes, tônicas, antiespasmódicas, cicatrizantes, digestivas, estomáquicas, carminativas, expectorantes e aperientes.


Utilização

A Segurelha é usada tanto na Culinária como Fitoterapia [uso medicinal das plantas] por mais de 2000 anos. É uma das ervas de Provence, e tem um gosto picante, que incorpora traços de pinho e salva, valendo-lhe o epíteto de erva-pimenta. É ideal para quem busca uma alternativa ao sal, pois suas folhas possuem um aroma forte que condimenta a comida. Frequentemente utilizada em infusões, molhos,  aromatização de azeite ou vinagre, assim como em pratos de carne e peixe, legumes, feijão, pizzas, sopas, saladas, sendo óptima combinação com todas as leguminosas. 


Por ser um excelente digestivo, previne problemas intestinais, diarreia, cólicas, indisposições, gastroenterites agudas e sobretudo a flatulência, inerente ao consumo de todos os grãos. 


É muito utilizada para combater inflamações das vias orais (aftas, estomatites, candida albicans e dor de garganta) e respiratórias, como sejam as pulmonares e bronquites, assim como inflamações cutâneas (vaginites, feridas, picadas de insectos e queimaduras). Diz-se que um raminho da planta, esfregado em picadas de abelha ou vespa, traz alívio instantâneo, por outro lado, colocado entre a roupa afasta as traças.


O seu óleo essencial é fortemente antibacteriano e forma um ingrediente em loções para o couro cabeludo em casos de calvície incipiente. Uma pomada feita a partir da planta é usada externamente para aliviar problemas articulares.


Contra indicações

Embora a maior parte dos resultados da nossa pesquisa não reconheça quaisquer contra indicações ao seu uso, uma minoria adverte que não deve ser ingerida durante a gravidez e que o óleo essencial pode ser algo tóxico, pela elevada presença de carvacrol e não deve por isso, ser aplicado em crianças com menos de 6 anos.



Para mais informações, em inglês visitem a nossa página irmã Wildcraftings ou façam download do Winter Savory Guide pela Herb Society of America.


 

Receitas

Infusão de segurelha

Colocar 1 colher (de chá) de segurelha em uma xícara de água fervente e deixar macerar por 10 minutos. Depois coar e beber 3 vezes por dia.

Sopa de cenoura, feijão-verde e segurelha

  • Azeite

  • 1 cebola grande

  • 2 dentes de alho

  • 1 batata média

  • 6 cenouras médias

  • 1 mão cheia de feijão verde

  • Ramos de segurelha

  • Sal

Numa panela de fundo pesado aqueça um bom fio de azeite. Junte uma cebola picada grosseiramente e deixe suar. 

Depois junte 2 dentes de alho picados, a batata em cubos e as cenouras em rodelas. Envolva bem e adicione água a tapar os legumes. Tempere com sal e deixe cozinhar destapado até a cenoura e a batata estarem tenrinhas. Se necessário, junte mais água. 

Enquanto isso, arranje o feijão-verde, tirando as pontas, e o fio. Depois corte em diagonais de 1-2cm e reserve. 

Quando os legumes estiverem cozidos, triture com a varinha mágica até ficar um creme bem aveludado. 

Junte o feijão-verde e 3 ramos de segurelha e deixe cozer mais uns 10 minutos, mexendo de vez em quando para não pegar. Ponha mais um ramo de segurelha fresca e um fio de azeite cru.


Batatas Assadas com Segurelha

  • 5 batatas médias

  • 1/3 chávena de manteiga

  • Sal e pimenta moída na hora

  • 1 colher de sopa de segurelha fresca picada

Corte as batatas em fatias grossas. Derreta a manteiga e junte os outros ingredientes. Passe as batatas nessa mistura, coloque em uma assadeira. Leve ao forno a 180° C, regando de vez em quando com a manteiga.


Filés de frango ao molho de segurelha

  • 6 filés de frango pequenos

  • 1 xícara de cebola ralada

  • 2 colheres (chá) de óleo

  • 1 colher (sopa) de segurelha desidratada

  • 1 xícara de vinho branco seco

  • 3 colheres (chá) de molho de soja (shoyu)

  • 1 pote de iogurte natural

  • 1 pitada de sal e pimenta-do-reino a gosto


Numa frigideira, doure a cebola no óleo. Junte o sal e a pimenta, mexa e reserve. Coloque os filés numa assadeira e cubra-os com a cebola refogada, metade da segurelha e o vinho. Asse em forno preaquecido (220ºC) por 40 minutos, regando com o próprio molho até dourar. Retire os filés do forno e reserve.

Acrescente meia xícara de água na assadeira e leve ao fogo para ferver até o molho desgrudar do fundo da assadeira. Passe para uma panela, junte o molho de soja e a outra metade da segurelha. Deixe ferver e apague o fogo. Junte o iogurte e mexa rapidamente. Sirva o molho sobre os filés. Melhor se acompanhados por arroz ou purê de batatas.



Fontes:

https://www.tuasaude.com/segurelha/

https://receitas.folha.com.br/receita/843

https://hortas.info/como-plantar-segurelha

https://www.coisasdaroca.com/especiarias/segurelha.html

https://www.receitasemenus.net/batatas-assadas-com-segurelha/

http://cantinhodasaromaticas.blogspot.com/2010/12/segurelha.html

https://www.casadepenalva.com/pt/shop/ervas-aromaticas/segurelha/

https://www.cantinhodasaromaticas.pt/produto/segurelha-satureja-montana-3/

https://wildcraftings.wordpress.com/2015/12/30/winter-savory-satureja-montana/

https://www.aromaticasvivas.com/pt/produtos-ervas-aromaticas-cortadas-segurelha

https://www.herbsociety.org/file_download/inline/01ceb540-a740-4aa5-98e7-0c40b1f36c21




No comments:

Post a Comment